Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Justiça suspende todos os processos que solicitam correção do FGTS

Congelamento, obtido pela Caixa, deve durar até STJ analisar um dos casos que chegaram à Corte

Publicado por Ronaldo Noro
há 10 anos

Agência Brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu todos os cerca de 50 mil processos que pedem a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela inflação. A decisão foi tomada nesta terça-feira (25) pelo ministro Benedito Gonçalves, e valerá até que ele conclua a análise de um dos casos que chegaram à Corte.

A ação está no STJ desde maio passado, e ganhou velocidade após a Caixa Econômica Federal (CEF) sofrer algumas derrotas na disputa com os trabalhadores.

Por lei, o FGTS é corrigido pela Taxa Referencial (TR), que tem perdido para a inflação desde 1999. Isso leva à perda do poder de compra dos saldos que os trabalhadores têm no fundo. Por isso, a Caixa tem enfrentado uma avalanche de ações em que se pede a atualização dos recursos por um indicador inflacionário, como o IPCA ou o INPC, para garantir a correção monetária – também prevista em lei.

A Caixa tem vencido a absoluta maioria das ações, mas no íncio do ano surgiram decisões favoráveis à correção do FGTS pela inflação em ao menos seis locais do País (Pouso Alegre/MG, Foz do Iguaçu/PR, Curitiba/PR, Passo Fundo/RS, São Paulo/SP e Campo Grande/MT), segundo levantamento da reportagem. Um documento obtido pelo iG aponta que o banco perdeu em 57 processos e venceu em 22.798.

Brasil Econômico/Marcela Beltrão

Caixa Econômica Federal: banco venceu a maioria dos processos até hoje

As decisões favoráveis catalisaram a onda de ações. Advogados passaram a fazer romarias virtuais para tirar cópias das sentenças, a fim de usá-las em novos processos.

Caso que bloqueou todos chegou em maio ao STJ

Em maio passado, um sindicato do Rio Grande do Sul (RS) conseguiu levar a disputa ao STJ. O processo ficou parado até fevereiro, e voltou a andar em fevereiro – depois, portanto, das primeiras derrotas da Caixa se tornarem conhecidas. Na segunda-feira (24), o diretor-jurídico da Caixa, Jaílton Zanon da Silveira, entrou no caso.

Nesta terça-feira (25), a Caixa conseguiu que Gonçalves, determinasse o congelamento da tramitação de todos os processos que já chegaram à Justiça. A decisão não significa que o juiz tenha se posicionado a favor ou contra a correção do FGTS pela inflação.

A medida pode afetar também a ação civil pública (ACP) na qual a Defensoria Pública da União (DPU) pede a correção pelo FGTS para todos os trabalhadores, que tramita no Rio Grande do Sul. Apenas a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pelo partido Solidariedade, de oposição, ao Supremo Tribunal Federal (STF) – órgão superior ao STJ – deve escapar do congelamento.

"Talvez o governo esteja preocupado com uma enxurrada de ações e isso seria um desastre em ano eleitoral", afirma o deputado Paulo Pereira da Silva, presidente do Solidariedade. "Estamos confiantes de que ganharemos no Supremo."

Perdas ultrapassam os 100%, diz associação

As ações sobre FGTS começaram a ganhar corpo depois que o STF proibiu o uso da TR como índice de correção para precatórios, como são chamadas as dívdias que os governos têm com a população.

Nas contas do Instituto FGTS Fácil – que defende a correção pela inflação – os saldos que os trabalhadores tinham em 1999 sofreram perdas de até 100% em razão do uso da TR. O governo teria deixado de depositar mais de R$ 203 bilhões nesse período.

A Caixa argumenta que, se for derrotada, os juros para o financiamento habitacional que usam recursos do FGTS vão praticamente dobrar, e a própria existência do fundo estaria em risco.

Já um documento produzido pelo governo afirma que a onda de ações é fruto de uma "indústria da indenização" composta por advogados e sindicatos.

Fonte: http://jornaldehoje.com.br/justiça-suspende-todos-os-processos-de-solicitam-correção-fgts/

  • Publicações2
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2519
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-suspende-todos-os-processos-que-solicitam-correcao-do-fgts/113718951

18 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O grande problema administrativo da esfera federal que impede o crescimento econômico deste país são as decisões arbitrárias, incorretas, mal sucedidas e de cunho político que são tomadas. A exemplo disto temos o assunto em tela: saldos do FGTS. Os recursos do FGTS que, a principio e de forma absolutamente correta, deveriam ser utilizados para suportar financeiramente a construção de imóveis para a população de baixa renda, construir infraestrutura de saneamento básico e outros intrinsicamente relacionados com este direcional, foram utilizados para outros fins, inclusive beneficiando políticos maranhenses e suas propriedades privadas. Em contrapartida não havia, economicamente falando, como atualizar os saldos das contas pelos índices legalmente estabelecidos e cuja lógica exigia minimamente, que eram os índices inflacionários e corretamente no aspecto moral de juros, em razão de terem sido canalizados para fins sem retorno financeiro, ou seja não houve investimento. Houve gastança. Esta foi a primeira trauletada que deram no trabalhador.

Agora querem dar outra: Não aceitam o índice inflacionário como indexador. Até quando corruptos, ladrões, gananciosos e imorais tomarão decisões que visam apenas a vantagem pessoal? Até quando vamos aceitar esta forma incapaz e burra de administrar os recursos públicos? A fivela da cinta já está em seu ultimo buraco. Não há mais como apertar. Concordam? continuar lendo

Até quando advogados vão ajuizar ações individuais, mesmo sabendo que o resultado da ação coletiva terá efeitos para todos? Até quando? Até quando?
Esse Brasil está perdido mesmo... continuar lendo

O problema meu caro Mauro Débia é o seguinte: a gente reclama, reclama mas nada fazemos. Você viu o que está ocorrendo na UCRÂNIA? Para se rebelar contra este estado de coisas tem de se correr um risco até de guerra civil em nome da democracia dos corruptos. Por que você acha que fizeram a lei do desarmamento? Com certeza não foi por que se preocupavam com o povo. É que um povo desarmado é mais fácil de ser dominando pelas forças armadas. continuar lendo

Coitado do Governo Federal, coitada da CEF eles não tem dinheiro. Os trabalhadores sim, tem muito dinheiro. É isso que a CEF e o Governo dizem através dos fatos. continuar lendo

Sim, eles tem tanto dinheiro que inclusive vão pagar honorários para os doutores, sem precisar. continuar lendo

e como sempre quem paga são os trabalhadores brasileiros, só não sei oque os trabalhadores tem a ver com isso, se eles não foi depositado o valor que era devido o banco sabia que uma teria que depositar, mas uma vez a caixa tentando dar o golpe nos trabalhadores, espero que o STF, seja sensato ao decidir sobre o assunto. continuar lendo

Pois é. A CAIXA tem dinheiro (e muito dinheiro mesmo!) para fazer campanha publicitária em benefício de clubes de futebol (empresas esportivas, lembrem-se) como o Flamengo, Corinthians, Vitória, Atlético/PR, Avaí, etc. Além disso, ainda patrocina campeonatos de futebol em praticamente todos os Estados da Federação, pagando caro por esses contratos. Isso nunca antes foi feito pela CAIXA, em toda sua história.
Tais valores veriam servir para pagar aquilo que é devido aos trabalhadores, ainda que não na sua totalidade. continuar lendo

Só não entendi uma coisa! O sistema usado não seria apenas para recursos repetitivos?
Apesar de ações serem repetidas, nem tantos recursos chegaram até o STJ.
Só espero que o STF (que de fato ficará com a última palavra), tenha a sensibilidade de verificar que a correção pela TR é um absurdo!!! E pelos princípios constitucionais, proibição de retrocesso, dignidade humana e tantos outros, a TR precisa ser afastada! continuar lendo

Gostaria de saber se a decisão atinge a propositura de novas ações... continuar lendo

A priori, Não! Isso seria negar acesso a justiça, Direito Fundamental estabelecido na FC/88. Agora ela ficará parada! continuar lendo